É mais difícil para as pessoas ficarem sem acessar as redes sociais do que dizer não ao fumo ou álcool. Esse é uma verificação de um estudo realizado pela Universidade de Chicago. Todo o tipo de pessoa as utiliza, porém, o grupo que se destaca nesse âmbito é o dos jovens.
A relação dos jovens e as redes sociais é estreita. Isso somente confirma que os padrões de relacionamento humano estão modificando cada vez mais conforme o tempo. A influência das redes sociais na vida dos jovens é grande, pois eles cresceram já inseridos nesse contexto.
É preciso destacar que podemos extrair benefícios e malefícios das redes sociais, porém, com o entusiasmo do uso já passado, o mal das redes sociais começa a aparecer com mais força. Nesse sentido, reportagens sobre redes sociais e estudos são cada vez mais frequentes e, geralmente, tocam nas feridas do tema.
O que veio com o intuito de unir, causa distanciamento entre as pessoas. O vício em redes sociais afeta a vida nas mais diferentes esferas. Relacionamentos, oportunidades de trabalho, entretenimento com amigos e família são perdidos. O que era simplesmente um costume passa a ser uma dependência das redes sociais com necessidade de tratamento para ser controlada.
Confira abaixo os sinais de vício nas redes sociais:
1. Inquietude com a falta de uso
O uso excessivo das redes sociais possui efeito similar a algumas drogas, mas torna o usuário em viciado. Nesse sentido, a abstinência é sentida de forma semelhane. Quando a pessoa não consegue se conectar, ela começa a ficar irritada e ansiosa.
Esse é um dos malefícios das redes sociais e devemos prestar atenção neles. Apesar de parecer algo simples, indica uma dependência difícil de ser combatida. O acompanhamento psicológico é recomendado para esses casos, principalmente, para entender como se livrar das redes sociais.
2. Visualiza as notificações a todo instante
É bem simples identificar os viciados em redes sociais desse tipo. A pessoa fica o tempo inteiro com o celular na mão. A cada trinta segundos ela para e olha as redes sociais com o intuito de ver se existe alguma notificação.
A ansiedade e irritação também são evidentes aqui. Caso o indivíduo não obtenha os primeiros sinais de alerta de alguma publicação sua, já começa a demonstrar esses comportamentos. Entender a seriedade disso é fundamental para descobrir modos de como sair das redes sociais.
3. Possui síndrome da vibração fantasma
O celular está no bolso da calça. Você sente a vibração de uma nova mensagem e pega o celular. Porém, não existe notificação quando você olha para o aparelho. “O que será que acontenceu?”, você pensa.
Bem, no caso em questão, o viciado em redes sociais tem a sensação de que o celular está vibrando mesmo quando não está. Isso é chamado de síndrome da vibração fantasma, ou seja, a ansiedade por aguardar o contato de alguém pelo celular faz com que sintamos uma falsa vibração. O uso excessivo de redes sociais é uma das causas da síndrome.
4. Deixa de conversar com as pessoa na vida real
Não importa o lugar. Em casa, no restaurante, ou até na escola. A pessoa quando está em algum círculo social, pega o celular e começa a falar – com outras pessoas no celular. As pessoas associam mais esse comportamento com os jovens e as redes sociais, mas isso pode acontecer com todo o tipo de pessoa.
O mal uso das redes sociais pode acabar gerando o vício. O indivíduo prefere a comunicação através do meio eletrônico ao invés de ter uma interação real. Isso pode gerar diversos problemas conforme o aprofundamento da questão. Para tal, é preciso saber como se desligar das redes sociais para tentar diminuir os sintomas.
5. Perda da noção de tempo
Não fique preocupado, perder a noção do tempo enquanto utiliza as redes sociais acontece com todas as pessoas. Porém, a questão começa a ser identifica como um vício quando passa a se tornar algo de feitio regular.
Dessa forma, o viciado em redes sociais fica complemente imerso no mundo digital e esquece do que está acontecendo ao seu redor. Não é difícil encontrar casos em que as pessoas se atrasaram para um compromisso importante, pois estavam mexendo nas redes sociais.