Se você possui a ambição em se tornar o empresário bem-sucedidoou alcançar um cargo superior ao que ocupa nesse momento, saiba que as estratégias de marketing não se limitam somente aos negócios, serviços e produtos, mas também podem ser aplicadas por meio do marketing pessoal.

Logicamente a alta competição do mercado cria um campo de diversos desafios para o profissional, contudo a partir do momento que ele aprender a trabalhar sua própria imagem, começará a passar mais credibilidade e consequentemente tudo relatado e demonstrado terá um maior valor e impacto.

Para você entender melhor, confira qual é a importância do marketing pessoal e como você pode começar a praticá-lo.

O que é marketing pessoal?

O marketing pessoal é uma ferramenta estratégica que visa o diferencial e sucesso na carreira do indivíduo, pois trabalhará com a comunicação e com maneiras assertivas de construir uma imagem coerente do profissional, com isso a visibilidade e credibilidade no mercado irá se enriquecer.

Essa técnica beneficia todos aqueles que querem ter destaque no cenário profissional, e costuma ser mais utilizada pelas pessoas que estão em busca de emprego. Porém é recomendável que isso seja algo trabalhado com frequência, pois a imagem que você irá transparecer para todos em uma empresa deve ser sempre a melhor possível, e aquela que define os seus objetivos e o porquê você está ali.

O segredo de tudo isso está na comunicação, na forma com que se relaciona com o seu próprio trabalho, com os colegas e principalmente com a empresa.

Tenha em mente que o corpo por inteiro se expressa e valorizar todos esses pontos é o que garante um melhor marketing pessoal:

  • saber como se vestir é um ponto muito importante, pois ter a sensibilidade de compreender o estilo da identidade de uma empresa é essencial para que se integre e faça parte de um todo. Então, no caso de entrevistas procure antes saber como é o ambiente que aquela empresa possui e como os funcionários se vestem e portam. E para quem já está empregado, acompanhe os padrões da empresa;
  • é necessário saber falar na medida certa. Se expresse de maneira adequada e clara, diga todos seus atributos sem enfatizar demais, mantenha a humildade. Caso você seja uma pessoa tímida, é muito importante trabalhar a comunicação e saber como exercê-la, só assim conseguirá demonstrar melhor quem você é, sua capacidade e objetivos;
  •  aprenda a trabalhar em grupo e deixe fluir sua criatividade. Demonstre seu interesse, participe e aposte na inovação, respeitando sempre a opinião de todos;
  • seja sincero e mantenha-se fiel no que realmente você tem facilidade, não acrescente qualidades e conhecimentos que não são de sua compreensão, se não quando descobrirem, você jamais terá credibilidade.

Qual é a importância do marketing pessoal?

Para entender a importância é muito simples, você já deve ter percebido uma situação em que várias empresas comercializam o mesmo produto, mas sempre uma delas tem mais credibilidade e consequentemente tem o maior número de vendas.

Isso acontece por conta da referência no mercado e como essa empresa se apresenta para as pessoas, a mesma coisa acontece com o marketing pessoal, onde você precisa “vender” sua imagem, passar confiança e credibilidade.

Como trabalhar o marketing pessoal?

Para você começar a trabalhar o seu marketing pessoal, verifique diversas dicas que te auxiliarão:

  • direcione todos seus esforços para alcançar seus objetivos;
  • colabore com a imagem de todos dentro de uma empresa;
  • liste sempre seus pontos fortes e tente aperfeiçoá-los;
  • saiba reconhecer seus pontos fracos e tente desenvolvê-los positivamente;
  • retorne qualquer tipo de mensagem, ligação ou e-mail que envolva seu emprego ou carreira;
  • transmita confiança;
  • seja sempre humilde;
  • se errar, admita sem vergonha;
  • mostre-se bem-humorado e otimista;
  • seja honesto;
  • ajude os colegas de trabalho sempre que puder;
  • não faça fofoca e não fale mal de outras pessoas;
  • saiba ter paciência e trabalhar em equipe;
  • aprenda com os erros;
  • tente causar uma boa impressão;
  • apresente soluções quando problemas forem identificados;
  • seja pontual;
  • faça tudo muito bem feito;
  • sempre tenha um cartão de apresentação em mãos;
  • busque por aprendizado;
  • seja organizado;
  • nunca use palavras que te desvalorizem;
  • não abandone projetos sem antes ter certeza de que não consegue fazer.

Pilares do marketing pessoal

  • Defina seu objetivo, faça uma autoavaliação de como quer ser conhecido, quais serão seus diferenciais, entre outros;
  • faça networking;
  • use sempre da persistência, isto é, construir uma imagem não de um dia para o outro. Por isso é fundamental que tenha paciência;
  • saiba se adequar as diversas situações;
  • se você realmente quer construir uma imagem forte e de credibilidade, o importante é se agarrar ao equilíbrio;
  • tenha sempre bom-senso;
  • saiba quando falar.

Após colocar todas essas ações em prática, reflita os resultados obtidos e não desista, reformule suas estratégias quando necessário e lembre-se sempre que quando você atinge um objetivo é o principal é o ganho de mais experiência, competência e conhecimento, e isso sim é um prêmio único em sua vida.

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