Existem diversos momentos em nossas vidas que precisamos tomar uma decisão, e para isso é preciso de muita análise, calma e sabedoria. Provavelmente, na maioria das vezes as coisas são decididas de forma emocional, e só depois entra um pensamento lógico somente para justificar a escolha. Por isso, temos que arcar com toda a consequência de nossos pensamentos e de nossas escolhas.
Você já parou para pensar como é que poderia deixar de cair nas armadilhas das decisões emocionais? Se você já ficou semanas pensando no que fazer para tomar alguma decisão assertiva e rápida no seu dia a dia, pois já se arrependeu de alguma escolha que tenha feito, você irá se beneficiar com essas dicas.
Dicas para tomar a decisão certa
Refletir o momento e sempre pensar com calma antes de qualquer decisão, te ajudará no acerto e consequentemente a não ter arrependimentos no futuro. Essas dicas foram baseadas em Tony Robbins, estrategista, palestrante motivacional e escritor.
Antes de mais nada, é importante entender que reflexão é segundo o dicionário:
“Concentração do espírito sobre si próprio, suas representações, ideias, sentimentos.”
Essa atitude, nos obriga a uma grande necessidade de autoconhecimento, diálogo e questionamento de todas as áreas de nossas vidas. Desde análises criteriosas do jeito que agimos, como o que tomamos como um relacionamento sadio.
Siga esses conselhos:
- Primeiro, vamos ao estado em que você se encontra, isto é, tomar uma decisão quando se está cansado, com fome, sono, sede ou irritado só fará você ser uma bomba-relógio e efetuar escolhas ruins. Para tomar alguma atitude é necessário estar descansado, bem hidratado e relaxado, escolhendo o melhor horário para isso;
- Muitas pessoas não sabem para onde caminham, pois não definem corretamente os resultados que estão buscando e por isso não conseguem resolver diversos problemas. O conselho é compreender a situação para que assim, também se possa entender as consequências de cada decisão;
- Questione e ache no mínimo 3 opções para cada dúvida, para que assim consiga também distinguir as vantagens e desvantagens de cada alternativa. Se esforce para encontrar a melhor situação de resolução;
- Pense também no seu futuro sem se martirizar com a ansiedade. Reflita como ele seria com as decisões tomadas hoje;
- Pense também quem mais além de você vai pagar pelo preço da atitude, não é sua responsabilidade evitar o sofrimento das outras pessoas, mas as vezes é importante.
A princípio não temos respostas para nada e isso é normal, mas depois com muita análise é possível tomar decisões e evitar arrependimentos. Mesmo que diversos conselhos sobre esse tema já tenham passado e espalhados por aí, o ato final depende de você e do momento que julga necessário seguir em frente.
O escritor J Jonathan Maberry já dizia:
“Existem momentos que definem uma vida inteira. Momentos em que tudo o que uma pessoa é ou pode vir a ser estão ligados a uma única decisão.”
Por isso, lembre-se que as decisões que você toma hoje, irão alterar todo o rumo de sua vida.