Início Transtornos Psicológicos Saiba mais sobre a alexitimia e entenda suas causas

Saiba mais sobre a alexitimia e entenda suas causas

aletimia emocoes 2

A alexitimia aparece no complexo universo das emoções humanas. Entretanto, sabemos que a gama de estados emocionais é imensa e nem sempre é tão fácil descrever verbalmente o que se sente. Mais sutis ou mais complexas, as emoções são multifacetadas e variam dependendo das situações e do indivíduo que as vivencia.

Todavia, pessoas que sofrem com alexitimia podem ter dificuldades nas esferas sociais como, relacionamentos amorosos, familiares e de trabalho. Isso pois, a dificuldade em nomear os sentimentos pode atrapalhar a comunicação, um elemento importante de manutenção das relações.

O que é a alexitimia?

O termo alexitimia é usado para descrever a dificuldade ou impossibilidade de processar, compreender e expressar emoções. Esse interessante cenário é bastante intrigante, pois a alexitimia vai além de uma questão de vocabulário. Ela representa um real desafio no plano emocional, visto que essa condição afeta o reconhecimento emocional em si mesmo e nos outros.

Devido a sensação de que as emoções são vagas, confusas e até mesmo não existentes, as pessoas com alexitimia acabam se orientando mais pelo seu contexto exterior e por situações concretas devido o déficit no processamento emocional.

A alexitimia não é um diagnóstico por si só, por mais que represente um obstáculo inegável. Ela aparece associada a transtornos como transtorno do espectro autista, esquizofrenia, depressão, transtorno de estresse pós-traumático e outros quadros de sofrimento psicológico.

Além de presente na sintomatologia dos transtornos mentais mencionados, a alexitimia também pode ocorrer em indivíduos que sofreram lesões cerebrais, danos neurológicos ou funcionamento neurodivergente.

Quais são os sinais de alexitimia?

Os sintomas de alexitimia podem variar em intensidade e nem todos os indivíduos com alexitimia apresentarão todos os sinais. O diagnóstico é complexo e geralmente feito por profissionais de saúde mental através de avaliações clínicas detalhadas. Portanto, alguns traços que podem indicar a possibilidade de alexitimia são:

  • Problema na identificação e descrição de emoções;
  • Relutância em falar sobre emoções;
  • Desafio com conversas que envolvam abordagem mais emocional;
  • Dificuldade com relações afetivas;
  • Complicação para entender o impacto causado por suas emoções e ações para si mesmo e para os outros;
  • Dificuldade com visualização e imaginação;
  • Inclinação a focar nos aspectos concretos das situações;
  • Tendência a confundir sensações emocionais com desconfortos físicos.

Por que a alexitimia ocorre?

A compreensão e expressão de emoções podem ser prejudicadas quando o indivíduo passa por situações traumáticas ou geradoras de dor intensa, resultando em embotamento afetivo. Além desse prejuízo no processamento emocional, a alexitimia pode ser causada por uma interação entre predisposição genética e experiências de vida adversas, como frustrações frequentes, solidão e confusão mental. 

Ainda, os fatores neurobiológicos, como anomalias na estrutura e funcionamento do cérebro, também podem contribuir para o desenvolvimento dessa condição. Portanto, a origem da condição é diversa e complexa, envolvendo uma combinação de fatores psicológicos, biológicos e ambientais.

Como a alexitimia pode impactar a vida?

A expressão por meio da linguagem é um mediador necessário para o convívio entre seres humanos. A inabilidade de expressar ou processar emoções em interações pode comprometer os relacionamentos interpessoais, gerando prejuízos nos campos pessoal e profissional.

Primeiramente, é a partir da expressão que uma pessoa pode comunicar suas necessidades, responder questionamentos e compartilhar vivências, percepções pessoais, e resolver conflitos. Na ausência desta habilidade, pode ocorrer isolamento do indivíduo com alexitimia devido à dificuldade de gerar e manter conexões.

Além disso, esse cenário pode agravar situações de risco. Uma vez isolado e sem facilidade para entender ou expressar seu estado emocional, o indivíduo pode ter mais dificuldade para solicitar ajuda ou buscar o tratamento adequado, panorama que aumenta a vulnerabilidade já existente.

Quais são os tratamentos para alexitimia?

O tratamento para a alexitimia é a psicoterapia. O psicólogo é o profissional adequado para auxiliar no reconhecimento e interpretação das emoções e dos fatores a elas associados. Logo,  a terapia incentiva o compartilhamento de vivências pessoais, o que colabora para a melhora da expressão emocional. 

Entretanto, o indivíduo também pode ser acompanhado por outros profissionais de saúde, como o psiquiatra, a depender da existência de transtorno ou quadro associado. Além disso, é importante ressaltar que a alexitimia gera desafios na vivência emocional, mas esse quadro não equivale à ausência de emoções. 

Apesar da alexitimia, a pessoa tem emoções e precisa de acolhimento, suporte e empatia para lidar com o quadro e manter seus relacionamentos.

Encontre seu psicólogo online

SEM COMENTÁRIOS