Ao longo da carreira profissional é normal nos depararmos com conflitos no ambiente de trabalho. Logo, eles ocorrem porque as pessoas possuem modos de pensar, tomar atitudes e opiniões diferentes.

Dessa forma, é preciso saber como agir diante de situações conflitantes para que não haja a perda de produtividade dos funcionários ou que os mesmos não se sintam infelizes neste ambiente.

Para diminuir esse risco nas empresas, é necessário identificar possibilidades de focos de desentendimento e baixa produção. Só assim será capaz de orientar os líderes e gestores a melhor maneira de evitar crises ou mostrar o melhor caminho para lidar com elas dentro de suas equipes.

Como começam os conflitos no ambiente de trabalho?

O que parece normal na verdade pode representar os primeiros indícios de desconforto dos funcionários no ambiente de trabalho, por exemplo: brincadeiras desnecessárias, indiretas entre colaboradores e perda de interesse nas atividades exercidas. 

Geralmente os conflitos no ambiente de trabalho acontecem quando algum funcionário não se sente satisfeito com alguns (ou diversos) pontos da empresa. Sendo assim, o ideal em um ambiente de trabalho é que haja alinhamento entre as expectativas da corporação e dos colaboradores. 

Transparência e comprometimento são pilares importantes de serem trabalhados internamente. Contudo, para isso é importante que haja a interação entre os recursos humanos e os trabalhadores da organização.

Transformando a liderança em uma gestão eficaz

O núcleo de todo conflito está na insatisfação pessoal com a empresa. No entanto, o primeiro lugar que a representação do descontentamento surge é dentro da equipe pertencente. Dessa forma, o que um gestor poderá fazer para solucionar o problema?

Ao identificar a perda da produtividade, comentários negativos ou atritos com outros colaboradores, um gestor pode optar por melhorar a comunicação com cada colaborador para manejar a equipe de uma forma mais satisfatória para todos. Para isso, dois métodos são eficientes:

Reuniões semanais

As reuniões semanais abrem a possibilidade de acolher todas as opiniões e verificar se os envolvidos estão de acordo e cientes com as normas e condutas da empresa. Desta forma evita-se o desconforto ou decepções. Através dessas conversas os profissionais serão capazes de identificar também, fatores que poderão levar às brigas e desentendimentos dentro do trabalho.

A frequência pode ser definida de acordo com a disponibilidade de cada um e desejo dos mesmos. Na metodologia scrum, por exemplo, as dailys podem ocupar este espaço. Estas, por sua vez, são pequenas reuniões feitas para atualizar o desempenho das atividades propostas e verificar se há algum impedimento pessoal ou profissional no colaborador.

One-on-one

As reuniões one-on-one servem como um espaço seguro entre líder e liderado. É um tempo separado para conversar sobre como o funcionário está se sentindo em relação ao seu trabalho e ao seu desempenho e papel na equipe. No entanto, a proposta é realizar uma conversa mais clara de “um para um” com o colaborador.

Dessa forma, as angústias e percepções individuais de cada membro da equipe pode ser coletada. Sendo assim, o gestor poderá ter insights valiosos para gerir o time com mais qualidade e empatia de acordo com o que foi trazido por cada um.

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O papel da área de Recursos Humanos

Quando o assunto é conflito dentro das empresas, é importante que o RH seja comunicado. Contudo, um dos maiores erros de gestão é tentar resolver o problema sozinhos sem avisar a área de gestão de pessoas, que é especialista no assunto.

Geralmente, os profissionais especializados nestes assuntos trabalham de forma direta com os recursos humanos das empresas.Visto isso, apresentam técnicas e modos diferenciados para avaliar a postura e desenvolvimento do clima organizacional. 

As técnicas da área de recursos humanos visam minimizar conflitos e consistem em estratégias avançadas. Dessa forma, fazem os trabalhadores encontrarem novas oportunidades de enxergar além do problema apresentado.

Boas práticas para lidar com momentos de conflito

Quando o clima organizacional não é favorável, os colaboradores se sentem desmotivados. Logo, quando estamos dentro de uma equipe que há muitos conflitos internos, ficamos confusos, irritados e muitas vezes deixamos a raiva se sobressair nos momentos de divergências de opiniões.

Manter a calma é importante nesses momentos, principalmente para não perder a razão. Confira algumas dicas que podem te auxiliar em momentos conflituosos dentro das equipes de trabalho:

  • Não importa que são colegas de trabalho ou seu  chefe, o respeito precisa ser para todos;
  • Cuidado em direcionar sua raiva para alguém, trabalhe o seu controle emocional;
  • Pense antes de falar e não revide as palavras com o mesmo tom para não dar continuidade à briga;
  • Saiba que desculpar alguém, este é  um dos melhores caminhos para se ter paz no ambiente de trabalho;
  • Não perca o controle! Respire fundo e saiba agir com cautela;
  • Saiba separar o ambiente de trabalho da vida pessoal;
  • Exponha seus sentimentos com cautela e bom-senso;
  • Se você perceber que tem alguém com assuntos mal explicados, chame a pessoa e tente conversar.

O impacto do ambiente conflituoso no crescimento das empresas

Ter colaboradores insatisfeitos com a empresa gera queda na produtividade, afeta a qualidade das demandas e até mesmo, pode aumentar o número de demissões e consequentemente, o índice de turnover.

Além de ser ruim para a imagem da empresa ter um ambiente interno conflituoso, gera gastos desnecessários e impede o crescimento econômico da corporação. Visto isso, sanar estes problemas é mais do que necessário, é questão de sobrevivência.

Pensando nesses GAPS e na importância de ter os colaboradores satisfeitos, a Telavita criou o Programa de Saúde Emocional (PSE). O projeto preenche lacunas na gestão de pessoas, oferece apoio psicológico para os colaboradores e auxilia as empresas para boas práticas que visem o bem-estar dos funcionários.

Saiba mais sobre o Programa de Saúde Emocional

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