Início Recursos Humanos Guia prático para criar uma cultura organizacional positiva

Guia prático para criar uma cultura organizacional positiva

cultura organizacional

A cultura organizacional de uma empresa é extremamente importante para definir a forma com que os colaboradores e o consumidor enxergarão a organização. No entanto, define-se por um conjunto de valores e regras que são seguidas e compartilhadas por todo o corpo docente.

Diante disso, uma cultura positiva pode alavancar o crescimento das corporações. Segundo o GPTW, promovendo uma boa cultura organizacional é possível ter um retorno de investimento três vezes maior do que o normal. Além disso, 7% de lucro a mais do que as outras corporações.

O que é uma cultura organizacional positiva?

Toda empresa possui uma cultura organizacional, mas nem todas são positivas. Aliás, a falta de cuidado com a cultura empresarial faz com que o impacto negativo na empresa seja alto e significativo.

Nesse sentido, uma cultura organizacional positiva é aquela que possui valores éticos e morais que são humanizados, visam o bem-estar dos colaboradores e o crescimento da organização. Empresas com diversidade, flexibilidade, e que engajam seus funcionários são empresas com uma cultura positiva.

Contudo, para promover crenças, valores e regras que sejam benéficas é necessário o alinhamento entre desejos corporativos e desejos profissionais dos colaboradores. Isso pois, só assim será possível gerar o sentimento de pertencimento nos funcionários e fazer com que empresa e colaborador andem juntos.

Os prejuízos de não cuidar da cultura da empresa

Quando a cultura organizacional não é cuidada adequadamente, os funcionários podem enfrentar dificuldades para se alinhar aos valores. Além disso, uma empresa que não possui o cuidado em como é a sua cultura tem a maior probabilidade de desenvolver problemas como:

  • Falta de produtividade;
  • Alta rotatividade;
  • Clima organizacional tóxico;
  • Baixa reputação da marca;
  • Falta de inovação;
  • Baixa retenção de talentos;
  • Dificuldade de recrutamento.

Todavia, profissionais em busca de um ambiente de trabalho saudável, motivador e alinhado com seus valores pessoais optam por outras empresas que valorizem a cultura organizacional. Por isso, se você quer ter talentos únicos, é preciso dar atenção a este elemento.

Passo a passo para criar uma boa cultura organizacional 

Boa parte dos empreendedores criam suas próprias empresas, contratam e assistem o crescimento corporativo acontecer sem um planejamento interno. Quanto mais pessoas, maior deve ser o cuidado com o tipo de cultura que você dissemina.

Todavia, o cuidado com o outro é essencial e, podemos dizer que é o pilar para uma cultura positiva dentro da empresa. Logo, se você possui dificuldades para definir a cultura organizacional do seu negócio, siga nosso passo a passo:

  • Defina os valores que você considera importante

Escolha aquilo que você quer que as pessoas associem com o seu negócio. Algumas empresas possuem uma cultura de flexibilidade, de cuidado emocional e também de diversidade. No entanto, estes são valores defendidos e que são propagados como característica da marca.

  • Treine sua liderança 

Uma vez definido os valores que você quer que seja seguido, reúna seus líderes e faça um treinamento corporativo para que eles possam compartilhar essas ideias da melhor forma com os demais colaboradores. Os líderes são modelos para os membros da equipe. Se eles demonstrarem os valores e comportamentos desejados, isso terá um impacto poderoso.

  • Planeje ações que concretizem suas ideias

De nada adianta deixar as ideias só na cabeça. No entanto, planeje como você colocará em prática os valores definidos no dia a dia. Seja sendo mais flexível, aderindo a programas de saúde emocional, criando ações de diversidade ou promovendo palestras. Use a criatividade para engajar e motivar seus colaboradores.

  • Estabeleça uma comunicação aberta com seus funcionários

O papel da comunicação é extremamente importante para uma cultura organizacional positiva. Em suma, é necessário que haja uma boa interação com os colaboradores e que seja salientado que não se deve ter medo de seus superiores. O tratamento de igual para igual humanizará os processos e deixará o ambiente mais tranquilo e produtivo.

  • Faça o uso da prática de feedbacks

A prática de feedbacks permite que erros e acertos sejam apontados, melhorando o manejo de todo o processo de gestão de pessoas. Dessa forma, para ter uma cultura alinhada, marque feedbacks recorrentes com os líderes e também oriente para que eles façam one-on-one com seus liderados. Assim, a comunicação ficará mais clara e você saberá onde e quando agir dentro de sua empresa.

Dica da Telavita!

O sucesso de uma empresa depende não só de quem lidera, mas também da excelência do trabalho dos liderados. Empresa e colaborador precisam estar alinhados em um mesmo objetivo para que resultados positivos apareçam.

Logo, uma super dica para você começar a trabalhar nesse objetivo é a adesão aos programas de saúde emocional. O PSE te ajudará a criar uma cultura organizacional respeitosa e humanizada, além de priorizar a saúde emocional de cada colaborador. 

Saiba mais sobre o Programa de Saúde Emocional

SEM COMENTÁRIOS