A autoconfiança é uma qualidade fundamental para o sucesso e o bem-estar pessoal. É a crença em si mesmo e na sua capacidade de lidar com desafios, enfrentar situações difíceis e alcançar metas.
Sem a confiança em nossas próprias habilidades e potencial, podemos nos sentir inseguros, limitados e incapazes de aproveitar ao máximo as oportunidades que surgem em nossas vidas. No entanto, desenvolver a autoconfiança é essencial porque nos permite enfrentar os desafios com coragem e perseverança.
6 hábitos que vão te ajudar a desenvolver a autoconfiança
Tudo começa nos pensamentos, depois nos sentimentos e por último nos nossos comportamentos. Sendo assim, alguns dizem que se cuidarmos dos nossos pensamentos, tudo estará resolvido. Porém, não é assim tão simples. Todas as experiências de vida contribuem no desenvolvimento da autoconfiança.
Entretanto, segundo Briggs (2020), todos nós nascemos confiantes. Uma criança não tem medo ou vergonha de falar o que ela pensa. Nesse sentido, a autoconfiança é fruto do que você viveu no ambiente. Diante disso podemos trabalhar para recuperar o que já tínhamos desde cedo. Veja as seguintes dicas:
1. Sorria e seja gentil
No clássico “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” é afirmado que o sorriso abre portas. Logo, ao chegar em qualquer lugar sorrindo as pessoas tendem a ser mais gentis. Sendo assim, você se sentirá melhor recebido, se sentirá seguro, confortável e terá o ambiente propício para falar com segurança.
Isso serve até para aquela roupa que você experimentou e não gostou, e aquele breve constrangimento em dizer que você não vai levar algo que te pediram. Sorria, tudo ficará mais leve assim.
2. Sinta orgulho do seu passado
A vergonha é um dos sentimentos responsáveis por te diminuir, trazer insegurança e destruir sua autoconfiança. Dessa forma, precisamos olhar para nossas dores como possibilidade de força, de construção e parte da existência. Você simplesmente é aquilo que é, não precisa esconder, se sentir inferior ou menos merecedor. Já tinha pensado nisso?
3. Leia
Você já sentiu medo de falar algo errado? De não saber o significado de uma expressão? Sentiu que não estava entendendo o que as pessoas estavam falando? A leitura pode te ajudar muito nessa insegurança.
Comece com 10 páginas por dia, em 5 dias serão 50 páginas, em um mês, um livro, em um ano 12 livros. Entretanto, será que uma pessoa que leu 12 livros em 1 ano será mais autoconfiante? Serão apenas 10 minutos do seu dia. Ainda, uma segunda opção podem ser os audiobooks.
4. Escolha melhor o que você come
Comida pesada e em excesso tira sua energia para fazer coisas, pensar com tranquilidade, criar e viver. Isso pois, seu organismo perde tanto fazendo a digestão dos alimentos, que você simplesmente não terá energia para fazer uma apresentação ou estar 100% disposto em uma reunião.
Contudo, este fato pode intensificar a sua falta de autoconfiança e aumentar a insegurança ao realizar os afazeres que precisam ser feitos. A alimentação, nesse sentido, precisa ser uma aliada nessa jornada.
5. Cuide de sua aparência
Comece de maneira simples, prepare e organize suas roupas antes de sair. Roupas limpas, costuradas, e adequadas para a situação, farão de você uma pessoa mais confiante. Depois, cuide da sua aparência e de aspectos como: cabelos, unhas, perfume e exercício físico. Se sentir confortável com o próprio corpo é um pilar fundamental para a autoconfiança.
6. Faça psicoterapia
O autoconhecimento é fundamental para dizer o que você quer e o que não quer na sua vida, para expressar seus sentimentos, e para muitas vezes, impor limites às diversas situações da vida. Descobrir como você perdeu a sua autoconfiança será fundamental para que você pare de alimentar crenças e tenha obediência sobre suas escolhas atuais.
Como ajudar uma pessoa a ser mais autoconfiante?
Ajudar alguém a desenvolver a autoconfiança pode ser um processo delicado e individualizado, pois cada pessoa é única e tem suas próprias experiências e desafios. No entanto, algumas estratégias podem ajudar.
Sempre que um colega fizer uma apresentação, ressalte o que o você mais gostou, fale para pessoa por exemplo: “achei o máximo quando você falou isso…”. Além disso, tente colocar adjetivos nas suas afirmações, por exemplo: Você foi extremamente corajoso agindo de tal maneira.
Elogie a decoração, os aromas, o ambiente, a temperatura, a disponibilidade, os relacionamentos, a educação dos filhos. Essa é uma prática que vai ensinar outras pessoas a fazerem elogios e a se esforçarem a perceber e reconhecer os talentos e esforços alheios.
Como a psicoterapia pode te ajudar a desenvolver a autoconfiança?
De acordo com a OMS, cerca de 80% da população passa ou passou por algum transtorno mental. O psicólogo te ajudará a entender o momento em que você está e quais são as ferramentas possíveis para que você alcance os resultados desejados.
Todavia, a base do tratamento psicoterapêutico é o diálogo. Muitas vezes o gerador da falta de autoconfiança pode ser uma pessoa, que de alguma forma pode remeter uma experiência do seu passado. Logo, em um espaço seguro, você e o profissional estarão atentos à descoberta da causa do seu desconforto e aos seus momentos de tensão social.
Com o tratamento psicológico será possível desenvolver a autoconfiança novamente e estabelecer relações seguras e saudáveis consigo e com o outro.