A falta de libido é um problema que afeta homens e mulheres, principalmente na fase adulta. É caracterizada pela falta de desejo sexual e geralmente traz incômodo a vida do indivíduo que se queixa do assunto.
Apesar do problema ser predominante em mulheres, de acordo com a NSH Inform 1 a cada 5 homens também dizem ter falta de libido sexual. Mas afinal, o que causa esse fato? Fatores psicológicos e fatores orgânicos podem influenciar nesse quesito?
Sinais da falta de libido
Para começar a falar da falta de libido, precisamos então, contextualizar o que ela é. A libido é representada pela palavra desejo. No entanto, é utilizada para representar o desejo sexual direcionado para outras pessoas.
Dessa forma, os sinais da falta de libido são:
- Falta de desejo sexual com o parceiro ou outras pessoas;
- Dificuldades em chegar ao orgasmo;
- Perda da criação de fantasias sexuais;
- Desanimo ao pensar em sexo;
- Desinteresse em buscar intimidade e toque físico;
- Diminuição da frequência de atividades sexuais;
- Dificuldades de ereção;
- Ausência da prática da masturbação.
Como a falta de libido afeta a vida humana
A falta de libido afeta a vida humana de diversas formas. Diante disso, uma pessoa que apresenta baixo prazer nas atividades sexuais pode encontrar problemas no relacionamento e dificuldades em se relacionar com outras pessoas sexualmente.
Os relacionamentos íntimos podem apresentar frustrações pela dinâmica de um querer se relacionar sexualmente e o outro não e, ainda, a pessoa que sofre com a falta de libido pode se sentir culpada e se auto cobrar muito por não sentir vontade de transar com seu parceiro.
Além disso, a falta de libido pode ser confundida com a falta de amor pela pessoa. Tanto o parceiro quanto a pessoa que tem a condição podem se questionar da veracidade de seu sentimento pelo outro já que o desejo sexual é um elemento importante nas relações.
Principais causas
Para quem sofre com a falta de libido, o sentimento pode ser desesperador. Entretanto, existem possíveis causas para justificar a falta de vontade de se relacionar sexualmente com outras pessoas. Visto isso, as principais causas da falta de libido são:
Altos níveis de estresse
Os altos níveis de estresse podem deixar o indivíduo cansado, sem vontade de se relacionar com seu parceiro. Nesses casos, a falta de paciência predomina e a estafa psicológica e física da pessoa em questão prejudica a qualidade de suas relações.
É comum pessoas que trabalham muito e vivem sob estresse não terem muito desejo sexual quando chegam em casa, por exemplo.
Presença de transtornos psicológicos
A presença de transtornos psicológicos também podem ser uma causa da falta de libido. Pessoas com depressão, por exemplo, não sentem desejo pela vida e muito menos por relações sexuais.
A depressão e os transtornos de ansiedade podem prejudicar a vida sexual da pessoa a partir do momento que dificulta o funcionamento psíquico cotidiano, impedindo tarefas diárias convencionais de serem realizadas. As batalhas emocionais são grandes e difíceis, o que acaba diminuindo o desejo sexual e qualquer outro tipo de prazer.
Alterações hormonais
Alterações hormonais na falta de libido são comuns. A menopausa, por exemplo, é uma condição que caracteristicamente afeta o desejo sexual das mulheres. Isso pois, há a queda do estrogênio, importante hormônio responsável pela libido feminina.
Além disso, condições como o hipotireoidismo, hipertireoidismo e síndrome do ovário policístico também podem ser responsáveis pela queda da libido sexual. Se você desconfia de algum desses fatores, procure um médico para receber o tratamento adequado.
Traumas sexuais
Traumas sexuais como abuso na infância ou qualquer outro tipo de abuso em qualquer idade pode trazer marcas profundas na pessoa. Entretanto, é comum que uma das consequências emocionais decorrentes do fato seja a dificuldade de se relacionar sexualmente com outra pessoa e a falta de libido.
Uso de antidepressivos
Não é mito, os antidepressivos podem causar falta de libido sexual na pessoa. Uma das queixas mais recorrentes por quem faz o uso desses medicamentos é a inexistência do prazer sexual em suas vidas.
Isso acontece pois, medicamentos para depressão e ansiedade funcionam agindo sobre os neurotransmissores como serotonina, noradrenalina e dopamina, que são também importantes para a produção da libido sexual. Logo, por vezes, essa ação pode impactar negativamente a libido.
Existe tratamento para a condição?
O tratamento para a falta de libido vai depender de qual a causa identificada. Porém, um fator em comum entre todas as possíveis influências para a ausência do desejo sexual é o impacto psicológico.
Apesar de muitas vezes ser um fator orgânico, decorrente do uso de medicamentos ou condições médicas, o psicológico do indivíduo é o que mais tem influência nesse processo. No entanto, se você leu este artigo e conseguiu identificar que você possui uma falta de libido eminente, procure um psicólogo online.
A terapia online poderá te ajudar a lidar com esse sentimento e ainda, te auxiliará no manejo perfeito para manter suas relações e desejo sexual de acordo com o esperado para uma pessoa saudável.