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Passo a passo para iniciar uma gestão de conflitos do zero

gestao de conflitos no trabalho

Cada ser humano é único. Somos compostos por uma subjetividade que distingue-se inerentemente uma das outras. Logo, alguns de nós possuímos gostos e opiniões diferentes, o que pode ocasionar situações conflitantes entre os indivíduos.

Dentro das empresas, isso não é diferente. Desentendimentos podem ocorrer no dia a dia e, por isso, é preciso uma boa gestão de conflitos para ter uma equipe eficiente e equilibrada.

No entanto, os conflitos no ambiente de trabalho podem ser prejudiciais ao crescimento da corporação. Nesse sentido, sua presença pode desestimular os colaboradores e provocar o sentimento de desgaste e desunião.

Sob essa perspectiva, segundo pesquisa da Gallup, o baixo envolvimento dos colaboradores pode acarretar em prejuízos estimados a 7 trilhões de dólares para as empresas. Portanto, quando as crises não são gerenciadas, a organização perde não só em qualidade, mas também em dinheiro.

As raízes do conflito no ambiente corporativo

A existência dos conflitos é inerente à vida humana. Dessa forma, é preciso aceitar que eles irão acontecer. Entretanto, ao invés de tentar erradicá-los, devemos aprender a lidar com o fato de que eles podem acontecer.

Quando os atritos interpessoais ocorrem, é preciso ter inteligência emocional para lidar com eles da melhor maneira. No ambiente corporativo, os conflitos podem surgir de diversas maneiras. Entre elas:

  • Nas disputas por cargos maiores;
  • No aparecimento de opiniões divergentes;
  • Na falta de comunicação;
  • Nos boatos internos;
  • Nas percepções pessoais que temos um dos outros.

Entretanto, nem todos possuem a habilidade para lidar com essas situações. Quando nos deixamos levar pelos sentimentos, que advém dos conflitos, muitas vezes, perdemos a razão e agimos pela impulsividade.

Dessa forma, quando os atritos decorrerem dessas questões, deve haver alguém que desempenhe um papel de liderança na equipe para, então, realizar a gestão de conflitos

Mas, afinal, o que é uma gestão de conflito?

A gestão de conflito é uma forma de administrar os atritos internos de uma empresa. Sua realização evita o desgaste da equipe e, ainda, visa manter o engajamento dos colaboradores.

Dessa forma, para a administração de conflitos dentro das organizações ser eficiente, é necessário o entendimento das características divergentes de cada um para o manejo da situação.

Gerir conflitos não é uma tarefa fácil. Logo, é importante que dentro da equipe todos tenham consciência de como agir diante de um desentendimento. Essa prática ajuda na resolução das questões e facilita o processo a ser realizado pelo líder, que irá procurar as causas do conflito e resolvê-lo com as partes envolvidas.

Como identificar um conflito interno nas equipes de trabalho?

Os desentendimentos nem sempre são visíveis, às vezes podem ser sorrateiros e de difícil percepção. No entanto, para identificar um conflito, é necessário conhecer a equipe. O relacionamento de líder e liderado é de extrema importância para que haja um espaço seguro para conversas, apontamentos e sentimentos decorrentes do trabalho.

Nesse sentido, é importante promover a união da equipe para trazer o sentimento de pertencimento. Dessa forma, quando os conflitos aparecerem, será mais fácil de serem solucionados, afinal, um time deve trabalhar junto por um mesmo objetivo.

Para tal, é necessário identificar os conflitos dentro do ambiente de trabalho o quanto antes. A realização das reuniões one-on-one é uma altenativa interessante para lidar com essa questão.

O one-on-one são encontros entre líderes e liderados feitos frequentemente e de forma individual. Seu objetivo é acompanhar de perto o colaborador e saber suas percepções, sentimentos acerca da empresa e como ele está se sentindo com as demandas propostas. Dessa forma, torna-se um espaço seguro também para expor aflições e possíveis conflitos interpessoais.

Dicas para implantar uma gestão de conflitos do zero

Para implantar uma gestão de conflitos nas empresas é preciso que líderes e liderados colaborem para o bem-estar da equipe. A colaboração de ambas as partes é fundamental para o sucesso da empresa.

Nesse sentido, os líderes precisam praticar a escuta ativa e aprimorar suas habilidades de empatia e assertividade. Apenas assim, eles conseguirão captar os ruídos dentro do time e saber lidar com os problemas.

Além disso, os liderados necessitam aprender a se comunicar de forma não violenta e agir em coletividade. Afinal, o trabalho em equipe é eficiente somente quando todos estão em sintonia.

Dessa maneira, para começar uma gestão preparada em resoluções de conflitos, siga as dicas da Telavita:

1. Invista na união da equipe

Toda equipe precisa trabalhar em conjunto para a obtenção de resultados positivos para a corporação. Para as empresas, é importante que haja o alinhamento entre os objetivos empresariais e os objetivos pessoais dos colaboradores.

Por conta disso, criar o senso de pertencimento nos funcionários é fundamental. Dessa forma, existe um maior engajamento entre as partes e, além disso, propicia a criação de vínculos com os colegas de trabalho, o que ajuda no evitamento dos conflitos ou na resolução deles. 

A relação saudável entre os membros das equipes é uma das consequências do trabalho coletivo. Logo, quando os indivíduos passam a enxergar além de si e entender também o papel do outro, vemos que a equipe está unida.

2. Estabeleça uma relação de assertividade diante dos desentendimentos

É inevitável que os conflitos aconteçam. Contudo, é preciso se preparar para quando eles vierem. Os desentendimentos podem ocorrer por diversos motivos e, para solucioná-los cautelosamente, é necessário um tato assertivo.

A assertividade consiste na capacidade de enxergar os dois lados de uma situação, validando ambos os sentimentos e tentando encontrar uma solução compreensiva para o caso. Esse tipo de habilidade fornece o desenvolvimento da empatia e exige muita inteligência emocional. No entanto, é a chave para a resolução de conflitos.

3. Dê feedbacks para seus liderados

Muitas vezes, agimos de forma que não percebemos ser agressivos, irônicos ou desrespeitosos com alguém. Por isso, o aconselhamento com os líderes ajuda a identificar nossos comportamentos negativos e mitigar os conflitos existentes. Mas, claro, tudo isso depende do nível de esforço do colaborador e desejo de mudança.

De acordo com a Thought Exchange, 76% dos funcionários valorizam a prática de feedbacks quando são feitas por seus gestores. Dessa forma, o hábito produz confiança e pode ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador.

A importância de uma cultura organizacional alinhada

O capital humano é o maior e mais importante ativo das organizações, por isso, é imprescindível a preocupação com os colaboradores. Dessa forma, uma cultura organizacional alinhada com as expectativas pessoais dos funcionários ajuda a diminuir as incidências de conflitos.

Nesse sentido, estabeleça uma cultura organizacional, definindo seus valores, objetivos, e expectativas. Além disso, reserve um espaço para pensar na importância da saúde emocional na empresa, afinal, trata-se de um dos pilares mais importantes para que o bem-estar da equipe seja firmado.

Ainda, a disponibilização da terapia online para os colaboradores pode ajudar no aprendizado de novas habilidades sociais, formas de lidar com os conflitos e auxiliar nas dificuldades pessoais de cada um.

Como a Telavita pode ajudar as empresas 

Entendendo a necessidade do cuidado mental especializado para os funcionários das organizações, a Telavita iniciou o seu Programa de Saúde Emocional. O projeto auxilia a área de Recursos Humanos das empresas, realiza um mapeamento completo da saúde emocional dos colaboradores e, ainda, oferece sessões de terapia online.

Geralmente, quando estamos muito estressados, deslocamos nossa raiva para algo ou alguém, podendo surgir conflitos intensos. Assegurando o apoio psicológico para os funcionários, questões mentais como essa podem ser prevenidas e tratadas. 

Será que a sua empresa precisa de uma intervenção para a saúde emocional dos funcionários? 

Saiba mais sobre o Programa de Saúde Emocional

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