A LDRT, ou Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho, é uma ferramenta essencial na área de saúde ocupacional e tem como objetivo identificar e catalogar as doenças que estão diretamente ligadas às condições e ambientes de trabalho.
No entanto, a lista serve como referência para profissionais da saúde, pesquisadores e gestores no reconhecimento e tratamento de condições de saúde específicas relacionadas às atividades laborais.
A revisão da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho para 2024
Em novembro deste ano, a área da saúde e segurança no trabalho passou por uma significativa atualização com a publicação da Portaria GM/MS nº 1.999, que trouxe mudanças substanciais na Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT).
Todavia, essa revisão, que acrescentou 165 novas patologias, elevou o número total de doenças associadas ao ambiente laboral de 182 para 347. Portanto, dentre as inclusões mais notáveis, destacam-se a síndrome do esgotamento profissional (burnout) e os transtornos de ansiedade e depressão.
Por que foi necessário atualizar a LDRT?
De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho nos últimos dez anos, (2012-2021), 22.954 mortes no mercado de trabalho formal foram registradas no Brasil.
Ainda, apenas em 2021, foram comunicados 571,8 mil acidentes e 2.487 óbitos associados ao trabalho, com aumento de 30% em relação a 2020. Isso, incluindo aspectos prejudiciais fisicamente e psicologicamente. Desse modo, as doenças psicológicas também ganharam espaço nessa lista.
Entretanto, a partir desses fatos, se tornou imprescindível a atualização das doenças relacionadas ao trabalho. No entanto, o objetivo da revisão é não apenas agir para tornar os locais de trabalho mais seguros e saudáveis, mas também facilitar estudos sobre a relação entre adoecimento e as condições laborais específicas.
O que essa atualização significa para as empresas?
Isso pode resultar em ações na justiça e compensações financeiras significativas. Logo, o conhecimento e a conformidade com as regulamentações são essenciais para evitar penalidades e garantir ambientes de trabalho seguros.
Nesse sentido, as empresas devem, de forma urgente, direcionar seus esforços para investir em programas completos de saúde ocupacional. Apenas com colaboradores eficientes é possível alcançar o sucesso!
Como a Telavita pode ajudar a sua corporação?
Reconhecendo a lacuna existente nas organizações em relação à criação de um ambiente de trabalho seguro e emocionalmente acolhedor, a Telavita desenvolveu programas destinados a apoiar a gestão por meio de ações e cuidados especializados oferecidos por nossa equipe.
Esse é o caso do Cuidado Coordenado, uma iniciativa que consiste na colaboração entre diversos profissionais e serviços de saúde, assegurando que os colaboradores recebam cuidados abrangentes, contínuos e integrados em diferentes configurações de atendimento. Portanto, o foco está em alcançar bons desfechos clínicos e uma evolução positiva.
Sendo assim, com os funcionários da sua empresa saudáveis emocionalmente, o ambiente se torna mais harmonioso para todos e claro, produtivo. Marque uma conversa conosco e garanta que a sua corporação não passe por problemas futuros como: processos por assédio e discriminação, negligência nas condições de trabalho e falta de acomodação relacionada a saúde mental.