Se você possui a ambição em se tornar o empresário bem-sucedido, ou alcançar um cargo superior ao que ocupa nesse momento, saiba que as estratégias de marketing não se limitam somente aos negócios, serviços e produtos, mas também podem ser aplicadas por meio do marketing pessoal.
Logicamente a alta competição do mercado cria um campo de diversos desafios para o profissional, contudo a partir do momento que ele aprender a trabalhar sua própria imagem, começará a passar mais credibilidade e consequentemente tudo relatado e demonstrado terá um maior valor e impacto.
Para você entender melhor, confira qual é a importância do marketing pessoal e como você pode começar a praticá-lo.
O que é marketing pessoal?
O marketing pessoal é uma ferramenta estratégica que visa o diferencial e sucesso na carreira do indivíduo, pois trabalhará com a comunicação e com maneiras assertivas de construir uma imagem coerente do profissional, com isso a visibilidade e credibilidade no mercado irá se enriquecer.
Essa técnica beneficia todos aqueles que querem ter destaque no cenário profissional, e costuma ser mais utilizada pelas pessoas que estão em busca de emprego. Porém é recomendável que isso seja algo trabalhado com frequência, pois a imagem que você irá transparecer para todos em uma empresa deve ser sempre a melhor possível, e aquela que define os seus objetivos e o porquê você está ali.
O segredo de tudo isso está na comunicação, na forma com que se relaciona com o seu próprio trabalho, com os colegas e principalmente com a empresa.
Tenha em mente que o corpo por inteiro se expressa e valorizar todos esses pontos é o que garante um melhor marketing pessoal:
- saber como se vestir é um ponto muito importante, pois ter a sensibilidade de compreender o estilo da identidade de uma empresa é essencial para que se integre e faça parte de um todo. Então, no caso de entrevistas procure antes saber como é o ambiente que aquela empresa possui e como os funcionários se vestem e portam. E para quem já está empregado, acompanhe os padrões da empresa;
- é necessário saber falar na medida certa. Se expresse de maneira adequada e clara, diga todos seus atributos sem enfatizar demais, mantenha a humildade. Caso você seja uma pessoa tímida, é muito importante trabalhar a comunicação e saber como exercê-la, só assim conseguirá demonstrar melhor quem você é, sua capacidade e objetivos;
- aprenda a trabalhar em grupo e deixe fluir sua criatividade. Demonstre seu interesse, participe e aposte na inovação, respeitando sempre a opinião de todos;
- seja sincero e mantenha-se fiel no que realmente você tem facilidade, não acrescente qualidades e conhecimentos que não são de sua compreensão, se não quando descobrirem, você jamais terá credibilidade.
Qual é a importância do marketing pessoal?
Para entender a importância é muito simples, você já deve ter percebido uma situação em que várias empresas comercializam o mesmo produto, mas sempre uma delas tem mais credibilidade e consequentemente tem o maior número de vendas.
Isso acontece por conta da referência no mercado e como essa empresa se apresenta para as pessoas, a mesma coisa acontece com o marketing pessoal, onde você precisa “vender” sua imagem, passar confiança e credibilidade.
Como trabalhar o marketing pessoal?
Para você começar a trabalhar o seu marketing pessoal, verifique diversas dicas que te auxiliarão:
- direcione todos seus esforços para alcançar seus objetivos;
- colabore com a imagem de todos dentro de uma empresa;
- liste sempre seus pontos fortes e tente aperfeiçoá-los;
- saiba reconhecer seus pontos fracos e tente desenvolvê-los positivamente;
- retorne qualquer tipo de mensagem, ligação ou e-mail que envolva seu emprego ou carreira;
- transmita confiança;
- seja sempre humilde;
- se errar, admita sem vergonha;
- mostre-se bem-humorado e otimista;
- seja honesto;
- ajude os colegas de trabalho sempre que puder;
- não faça fofoca e não fale mal de outras pessoas;
- saiba ter paciência e trabalhar em equipe;
- aprenda com os erros;
- tente causar uma boa impressão;
- apresente soluções quando problemas forem identificados;
- seja pontual;
- faça tudo muito bem feito;
- sempre tenha um cartão de apresentação em mãos;
- busque por aprendizado;
- seja organizado;
- nunca use palavras que te desvalorizem;
- não abandone projetos sem antes ter certeza de que não consegue fazer.
Pilares do marketing pessoal
- Defina seu objetivo, faça uma autoavaliação de como quer ser conhecido, quais serão seus diferenciais, entre outros;
- faça networking;
- use sempre da persistência, isto é, construir uma imagem não de um dia para o outro. Por isso é fundamental que tenha paciência;
- saiba se adequar as diversas situações;
- se você realmente quer construir uma imagem forte e de credibilidade, o importante é se agarrar ao equilíbrio;
- tenha sempre bom-senso;
- saiba quando falar.
Após colocar todas essas ações em prática, reflita os resultados obtidos e não desista, reformule suas estratégias quando necessário e lembre-se sempre que quando você atinge um objetivo é o principal é o ganho de mais experiência, competência e conhecimento, e isso sim é um prêmio único em sua vida.