Início Autoconhecimento Metas de ano novo: saiba o que fazer para atingi-las

Metas de ano novo: saiba o que fazer para atingi-las

metas de ano novo

Janeiro chegou e junto a ele aparecem as promessas para um ciclo diferente que está por vir. Com as clássicas metas de ano novo e resoluções para o próximo período, esta é a época em que muitos pensam no que fazer de diferente nesses 365 dias.

E as promessas são as mais diferentes possíveis. Vão desde voltar a praticar esportes, estudar um novo idioma, descobrir novos artistas e culturas ou, quem sabe, até começar aquela dieta.

Seja qual for o objetivo estabelecido, colocar esses desejos no papel, muitas vezes, ajuda a motivar e inspirar o indivíduo. Contudo, diante de tantas incertezas que passamos, é natural que exista um certo receio para “pensar no futuro”.

Agende agora uma consulta com psicólogo

Metas de ano novo: saiba o que fazer para atingi-las

Pensando nisso, separei alguns conselhos para não perdermos as esperanças e termos uma virada com mais qualidade de vida e bem-estar mental e emocional. Então, saiba como fazer as suas metas de ano novo.

Mude a perspectiva

Pensar no ano que passou nem sempre é fácil. Não vivemos somente de bons momentos, porém, não podemos deixar que algo negativo do passado continue assombrando o presente.

LEIA MAIS: A importância das resoluções de ano novo

Por isso, aproveite o momento para refletir sobre tudo que aprendeu neste ano, coisas que julgou que nunca faria e hoje faz. Reflita sobre o que tem feito você orgulhar-se de si mesmo e o que ainda pode fazer diferente. Use tudo isso como inspiração para aprender a enxergar novas possibilidades nas adversidades.

Aprenda a viver no momento

Sem dúvidas, pensar e se estruturar para o futuro é de suma importância para se preparar para possíveis adversidades e, de quebra, ter algo para se empolgar e fazer planos. Contudo, é necessário ter em mente que a nossa vida é aqui e agora.

Não podemos ser tão imediatistas e nem viver com a “cabeça” no amanhã, pois em uma fração de segundos, tudo pode mudar. Por isso, seja mais gentil consigo mesmo e aprenda a viver o momento com todas as suas sutilezas.

Conheça a Telavita

Solitude não é solidão

Esse momento de novo ciclo pode gerar muita introspecção, entretanto, ela não pode nos isolar. Ter um momento a sós é importante, mas devemos também entender os limites da solidão.

Para isso, a tecnologia tem sido uma grande aliada quando o assunto é acolhimento, então, aproveite as ferramentas de chamadas de vídeo, por exemplo, para conversar e brindar com aqueles que ama.

Saiba aproveitar a própria companhia

Use esse tempo para refletir: será que eu realmente curto a minha própria companhia? Com a correria do dia a dia, seja em casa ou na rua, dificilmente temos tempo para esse momento de reflexão.

Por isso, sempre que possível, reserve um tempo para você mesmo e aproveite para aprender aquela receita que sempre quis, assistir a filmes e séries, desenhe, escreva, dance, componha… aqui, vale fazer tudo o que gosta para apreciar a própria companhia.

Cuide da sua saúde emocional e mental

Cuidar da mente é uma prioridade que não pode ficar de fora desse próximo ano. Ao estar com a saúde mental em dia, conseguimos lidar melhor com as situações do dia a dia e temos mais clareza para definir nosso futuro.

Atualmente, existem diversas maneiras de iniciar e dar continuidade aos tratamentos psicológicos sem a necessidade da presença física, auxiliando os pacientes a terem um entendimento maior sobre as questões que os afligem.

LEIA MAIS: Por que é tão difícil mudar?

Uma boa maneira de ter um tratamento psicoterápico, de forma rápida, simples e segura, é buscar clínicas digitais certificadas, que conectam pacientes a especialistas, como o caso da Telavita.

Com uma boa dose de esperança e vontade, é possível treinar nosso olhar a enxergar outras possibilidades e perspectivas nas mais variadas situações, locais e companhias. Por isso, invista no autoconhecimento e dê adeus não só ao ano velho, mas também às velhas formas de (sobre)viver.

Encontre seu psicólogo online

SEM COMENTÁRIOS