Cercado de mitos e erros comuns, o tema é muito mais profundo do que se imagina. O primeiro erro que a maioria das pessoas comete é achar que ejaculação e orgasmo são a mesma coisa. Outra confusão frequente é associar a ejaculação ao orgasmo como processos dependentes. Eles acontecem, sim, simultaneamente, na maioria dos casos, mas há chances dos dois fenômenos ocorrerem de forma independente. Ou seja, orgasmo sem ejacular é possível. E o contrário também!
O que é ejaculação?
Nos homens, a ejaculação se dá a partir da liberação do esperma pelo pênis, cujo principal objetivo é a fecundação. O processo se dá através da contração de músculos da região genital que favorecem a saída dos espermas.
A ejaculação feminina, também conhecida como “squirt”, é a excreção de fluido no momento do orgasmo. Embora não exista um consenso sobre o processo, acredita-se que o fluido, cujo aspecto consista num liquido claro, transparente e sem odor, possa ter origem nas Glândulas de Skene, situadas próximas ao clitóris e a uretra. O orgasmo feminino pode acontecer com ou sem squirt, mas nunca o contrário.
O que é orgasmo?
O fenômeno acontece durante o pico do prazer que o homem ou a mulher sentem em uma relação sexual. O sexo com orgasmo é o objetivo que tanto o sexo masculino quanto o feminino tentam atingir.
O Projeto de Sexualidade da Universidade de São Paulo (Prosex), realizado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo concluiu que 55,6% das mulheres têm dificuldade para chegar ao orgasmo. Entre elas, 67% responderam que têm dificuldade para se excitar.
Orgasmo sem ejacular: é possível?
O orgasmo com ejaculação é o mais comum. Porém, por serem mecanismos distintos, a ejaculação e o orgasmo podem ocorrer de maneira independente. A ejaculação é a resposta mecânica do corpo às contrações e, o orgasmo, são as reações físicas e neurofísicas que ativam a sensação de prazer.
O homem pode ter ejaculado muitas vezes num só dia e liberar o seu a”armazenamento” de sêmen. Portanto, quando chega ao clímax, não tem mais o que liberar, mas a sensação do orgasmo pode acontecer.
Ejaculação sem orgasmo
O orgasmo sem ejaculação, também chamado de orgasmo seco, é possível de acontecer em homens que passaram por cirurgia na próstata ou que tiveram lesões neurológicas medulares.
Outro grupo específico são os homens que ejaculam muito rápido, causando a inibição do prazer. Quando o ato sexual tem curta duração e, consequentemente, menor tempo de estímulo, a ejaculação pode acontecer sem o orgasmo.