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Planejamento empresarial para 2023: dicas, retrospectivas e como criar um

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O fim de ano traz um fenômeno muito conhecido por todas as pessoas: a introspecção. É hora de rever o que fizemos e traçar novas metas para cumprir no próximo ano. Para as empresas, esse processo não é diferente. O planejamento empresarial é um elemento muito realizado pelas organizações no final de cada ciclo anual.

Novos investimentos, cortes necessários, revisão de contratos, projetos sendo finalizados e ideias se formando. O fim de um ano significa a reestruturação de todo um planejamento já feito. No entanto, é preciso saber o que manter e o que descartar para ter melhores resultados.

A importância de ter um planejamento empresarial

Um planejamento empresarial é capaz de estabelecer metas objetivas para uma organização. Logo, a prática auxilia na criação do caminho estratégico a ser traçado, tornando mais fácil a escalada para o crescimento da corporação.

Ter um plano de ação estabelecido para os próximos meses cria 30% de chance a mais do negócio crescer frente aos concorrentes. Para colocar isso em prática, a maioria das corporações utilizam o método Objective Keys Results (OKR).

As “OKR’s”, por sua vez, funcionam da seguinte forma: estabelecemos um objetivo principal e definimos metas detalhadas para conseguir alcançá-lo. Essa dinâmica traz propósito para as atividades diárias e deixa a instituição mais perto do seu objetivo geral.

Como criar um planejamento de sucesso para 2023

Um bom planejamento é aquele que determina sua jornada de acordo com seus objetivos e tem em mãos planos “A”, “B” e até mesmo “C”, caso algo dê errado. Logo, para alcançar as metas, todas as previsões são bem-vindas.

Para traçar a rota de 2023, reveja os aprendizados do ano, anote aquilo que considera importante e o que pode ser feito para modificar a situação. Ainda, não esqueça de iniciar ações que acompanhem o que o mercado demanda.

Pesquise, estude e peça a opinião também dos seus colaboradores, muitas vezes, eles possuem insights valiosos, porém, possuem poucas oportunidades de falar.  É importante que empregador e empregados estejam alinhados sobre o que devem fazer como próximos passos. 

Algumas dicas valiosas para organizar seu próximo ano empresarial são:

  • Saber onde você quer chegar com a sua empresa, qual o seu propósito e como deseja impactar o mercado com o seu produto;
  • Fazer uma análise SWOT identificando suas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças;
  • Estudar o fluxo de caixa, manejando despesas para um maior aproveitamento dos lucros obtidos;
  • Realizar um brainstorming com cada área para coletar possíveis projetos a serem trabalhados;
  • Utilizar o método das OKR’s para estruturar seu plano de ação.

O que aprendemos com 2022?

O início de 2022 foi revelador. Depois de dois anos vivenciando a pandemia do Coronavírus, tivemos a oportunidade de voltar aos poucos às nossas atividades diárias. Foi um ano de descobertas e aprendizados para as empresas. Dessa forma, entendemos que:

1. O trabalho presencial é importante, mesmo com baixa frequência

O trabalho remoto veio para ficar. Milhares de empresas adaptaram suas atividades para o home-office e o resultado foi extremamente positivo. Porém, com a retomada das atividades diárias, como acontecia na pré-pandemia, evidenciou-se a necessidade do contato físico com os colaboradores, mesmo que em baixa frequência.

De acordo com o consultor de gestão Antônio Lino Pinto, as empresas e os funcionários perceberam que nenhum extremo é produtivo, nesse sentido, o modelo híbrido de trabalho seria a melhor opção. Nem 100% remoto, nem 100% presencial, o ideal seria manter o equilíbrio entre as partes.

O modelo híbrido de trabalho oferece a flexibilização nos horários e o conforto do home-office, integrado também ao fortalecimento dos vínculos e a maior conexão com a empresa a partir dos dias presenciais.

2. Esperar, às vezes, é a melhor opção

Com o cenário drástico de 2020 e 2021 devido a Covid-19, milhares de negócios fecharam. Outros, se adaptaram ao “novo normal”. No entanto, mesmo as empresas que conseguiram se manter abertas, precisaram reduzir suas despesas e esperar o momento certo para investir no crescimento corporativo.

Assim, aqueles que desejavam ter o seu próprio negócio também tiveram que esperar. Portanto, este ano foi decisivo. Mais de 2 milhões de empresas foram abertas apenas no primeiro semestre de 2022, números que representam 8,6% de crescimento em relação aos últimos anos

Quem esperou o momento certo conseguiu obter bons resultados. Dessa forma, um grande aprendizado para o mercado de trabalho foi a paciência e inteligência estratégica para entender a hora certa de avançar. 

3. A inteligência artificial crescerá cada vez mais

A tecnologia avança mais a cada dia que se passa e, processos que antes eram manuais, passam a ser automatizados com maior frequência. Seguindo essa premissa, a maior procura do consumidor nos dias de hoje é pela praticidade e agilidade. Queremos agora e o mais rápido possível.

Portanto, com essa demanda, as empresas entenderam a necessidade de aderir a inteligência artificial em seus processos e otimizar o tempo do consumidor. A tendência, então, é que haja o aumento da procura.

Em um relatório feito pela IBM foi comprovado que, de 2021 para 2022, 13% das empresas que ainda não utilizavam processos tecnológicos se mostraram propensas a aderir à inteligência artificial neste ano. No entanto, a automatização dos processos se mostrará presente cada vez mais.

4. A saúde mental dos colaboradores importa

Prezar por quantidade e produtividade em excesso não é algo saudável para os colaboradores e, esse ano, as empresas se conscientizaram ainda mais sobre isso. Cerca de 30% dos brasileiros já foram acometidos pela Síndrome de Burnout, número que colocou a gestão das empresas em alerta para a forma com que administram seu capital humano.

Todavia, além do transtorno afetar drasticamente o indivíduo, podendo incapacitá-lo temporariamente de suas funções, impacta também o financeiro da empresa. De acordo com a Revista Exame, cerca de 80 bilhões de dólares poderiam ser evitados de serem gastos se as organizações se preocupassem com a saúde mental dos colaboradores. 

O psicológico dos funcionários é um importante elemento para ser estabilizado. Empregados felizes e engajados produzem mais e ajudam na criação de um ambiente harmonioso para o trabalho.

Comece o seu planejamento agora

Para 2023, um dos principais elementos que não pode faltar no planejamento empresarial é o cuidado com a saúde mental. A Telavita pode ajudar as organizações a evitar o desgaste dos funcionários e a manter o engajamento dos colaboradores, auxiliando o RH para uma gestão eficaz e prática.

O Programa de Saúde Emocional da Telavita oferece para a empresa contratante um mapeamento completo do nível de ansiedade, estresse e depressão dos colaboradores. Além disso, identifica a necessidade de intervenções maiores relacionadas à saúde mental.

O projeto acompanha a evolução da empresa e monitora a saúde emocional disponibilizando também, um catálogo com diversos psicoterapeutas online prontos para serem utilizados.

Cuidar da saúde emocional dos funcionários é também cuidar da empresa. Evite transtornos maiores e faça parte das organizações que valorizam seus colaboradores e preservam o fluxo financeiro da organização.

Saiba mais sobre o Programa de Saúde Emocional

 

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