Antigamente, falar sobre saúde mental era um assunto delicado. Nem todos possuíam consciência do que se tratava o assunto e ainda era tratado como um tabu por muitas pessoas.

Na atualidade, a internet fez um papel importante: democratizar o acesso à informação e conscientizar a população do surgimento de possíveis transtornos. Ainda, o papel do psicólogo e psiquiatra foi reafirmado nesta jornada.

Desse modo, temos um leque de opções que nos permite aprender mais e entender as causas e modos de prevenção a doenças psiquiátricas. Cuidar do nosso emocional se tornou uma prioridade após vermos que o tema se tornou um problema recorrente na sociedade.

Inclusive, o Brasil foi considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o país mais ansioso do mundo. Nesse sentido, a promoção da saúde mental é um movimento imprescindível.

E quando falamos de transtornos psicológicos, também precisamos ressaltar o trabalho dos profissionais da mente. No caso de patologias mentais, por exemplo, a ajuda do psiquiatra é fundamental.

O que é uma patologia mental?

Os transtornos psicológicos possuem duas possibilidades de causas: fatores biológicos, influenciados pela hereditariedade; e fatores ambientais, transmitidos pelas situações em que o ser humano é posto desde seu nascimento. 

No entanto, quando os distúrbios incapacitam as atividades diárias do indivíduo, dizemos que ele possui uma patologia mental. Entretanto, nos casos mais graves, é necessário o uso de substâncias para balancear a química do cérebro e auxiliar na retomada das tarefas cotidianas.

Nesses tipos de transtornos, o tratamento deve ser realizado com um psicólogo, juntamente com um psiquiatra. O psicólogo agirá tratando as causas por meio da psicoterapia, e o psiquiatra no intermédio das medicações para ajudar na redução dos sintomas.

LEIA MAIS: A diferença entre o psicólogo e o psiquiatra

O papel do psiquiatra

A psiquiatria surgiu em meados do século XVIII quando Philippe Pinel começou a classificar comportamentos que destoavam do normal na sociedade. No entanto, a área de estudo evoluiu e se tornou uma das frentes necessárias para os tratamentos dos transtornos mentais.

O médico psiquiatra, por sua vez, tem como função diagnosticar o indivíduo e identificar se existe ou não a presença de uma patologia psicológica em sua vida. Dessa forma, a consulta psiquiátrica pode também pedir exames para excluir possibilidades de doenças neurológicas e predisposições hereditárias.

O profissional atua de forma recorrente na retomada da saúde mental do paciente. Sendo assim, as consultas possuem uma frequência determinada para o acompanhamento do tratamento. Esse ponto é vital para analisar se a medicação dosada está fazendo efeito, considerando as particularidades de cada indivíduo.

LEIA MAIS: O que faz um psiquiatra?

A importância de procurar ajuda profissional

Para algumas pessoas, se sentir ansioso, depressivo ou muito estressado virou comum, de tanto que acontece. Por isso, devemos estar mais atentos aos sinais e sintomas do surgimento dos transtornos psicológicos.

Nesse sentido, quando percebemos sentimentos e comportamentos agravantes em nós, devemos procurar ajuda profissional para manter nossa saúde mental em dia. Nesses casos, os psicólogos e psiquiatras são os responsáveis para a melhoria desses quadros.

Procurar os profissionais certos ajuda na eficiência e melhora dos sintomas. Porém, para que isso aconteça, o tratamento deve ser seguido de acordo com as normas prescritas por cada profissional. O importante é seguir o que foi passado e se esforçar para ter uma melhora contínua.

LEIA MAIS: A psiquiatria na prevenção do adoecimento psíquico

A hora certa para agendar uma consulta com psiquiatra

A procrastinação faz parte da vida da maioria das pessoas. Sabemos que precisamos fazer algo, mas mesmo assim, deixamos para depois. Ainda, mesmo sendo claramente afetados por uma série de sintomas psicológicos que nos incapacita no dia a dia, preferimos postergar do que procurar ajuda.

Muitas pessoas possuem dúvidas quanto qual seria a hora certa para procurar um psiquiatra. No entanto, a resposta é simples: se a angústia e os sintomas físicos forem pertinentes, procure ajuda profissional.

O momento certo para procurar um psiquiatra é quando os sintomas persistem, a angústia vira rotina e tarefas que antes eram fáceis, se tornam difíceis de serem realizadas por conta do seu estado psicológico. Se você se encontra nesses parâmetros, cuide de si, marque uma consulta e dê o passo necessário para o início de um tratamento.

Encontre o seu psiquiatra online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.