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5 iniciativas para promover saúde mental no trabalho

saúde mental no trabalho

Promover saúde mental no trabalho é uma tarefa essencial para as empresas. Logo, sabe-se que somente 18% das instituições mantêm um programa que visa cuidar do estado emocional dos colaboradores, números preocupantes quando comparamos, por exemplo, com o fato de 30% dos brasileiros já terem passado por um Burnout.

Contudo, os dados revelam um cenário de negligência e de pouco interesse na saúde mental do trabalhador. Entretanto, a situação deveria ser oposta, já que um ambiente preocupado com as questões psicológicas dos colaboradores possui benefícios alinhados com a mentalidade corporativa.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), “empregadores e gestores que adotam iniciativas para a promoção da saúde mental no local de trabalho e apoiam funcionários que têm transtornos mentais veem ganhos não apenas na saúde de seus funcionários, mas também em sua produtividade”.

5 iniciativas para promover saúde mental no trabalho

O cuidado com a saúde mental dos colaboradores influencia positivamente no ambiente corporativo Dessa forma, falar de trabalho e saúde mental deve ser um aspecto fundamental para a construção da cultura das instituições, afinal, estão intrinsecamente relacionadas.

Visto isso, selecionamos algumas práticas para melhorar a saúde mental nas empresas. A iniciativa pretende demonstrar possíveis ações que podem ser realizadas e que melhoram a saúde mental no ambiente de trabalho. Confira abaixo algumas dicas de saúde mental no trabalho para melhorar o ambiente corporativo.

1. Desenvolver um programa de saúde mental

Uma forma de desenvolver e aprimorar a temática dentro da organização é por meio da conscientização. Sendo assim, é interessante que a empresa apresente palestras e realize workshops que falem sobre a importância de priorizar a saúde mental dentro do trabalho. Trata-se de um trabalho preventivo e capaz de difundir os preceitos por toda a companhia.

Além disso, os colaboradores devem se sentir seguros dentro da empresa. Por conta disso, é aconselhável a criação de canais em que os empregados possam conversar sobre os problemas do ambiente de trabalho.

2. Realizar a readequação do trabalho

Os maiores desgastes decorrentes do trabalho ocorrem pela carga elevada de demandas que o funcionário possui. Então, é importante sempre realizar a readequação das funções desempenhadas para que ninguém fique sobrecarregado. A ideia é preservar a saúde mental e qualidade de vida no trabalho.

Outras medidas também podem ser adotadas para que o colaborador se sinta mais confortável e relaxado em relação às atividades desempenhadas. Políticas de home office, por exemplo, conseguem alinhar performance com comodidade.

3. Criar grupos para atividades físicas

O corpo também desempenha papel fundamental no aspecto emocional. Ou seja, é necessário prestar atenção à saúde física e mental do trabalhador. Diversos estudos já comprovaram que os exercícios físicos são importantes para a mente.

Dessa forma, a empresa deve incentivar a prática de atividades físicas. Organizar grupos de corrida ou disponibilizar sessões de alongamento e relaxamento podem ter efeitos positivos na produtividade das equipes.

4. Realizar eventos de interação social

O lado social também é importante. Bons relacionamentos com os colegas de equipe permitem um ambiente mais agradável para trabalhar, o que aumenta a qualidade do serviço entregue. A saúde mental na empresa depende também dos laços construídos pelas pessoas.

Dessa forma, é importante que a companhia atue de forma a estimular isso. A realização de eventos, como festas e happy hours torna o ambiente mais informal e propício para que as pessoas possam se relacionar com mais facilidade.

5. Oferecer psicoterapia como benefício

Dar a oportunidade aos colaboradores realizarem acompanhamento psicológico é benéfico para a para empresa e trabalhador. Dessa forma, as pessoas poderão realizar um tratamento com um profissional capacitado e lidar melhor com os problemas emocionais que existem.

A terapia é fundamental para cuidar do estado mental. É um espaço de autoconhecimento e que permite uma reflexão profunda. Além disso, o psicólogo é capaz de identificar as amenidades presentes e dispõe de técnicas específicas para tratar as questões que atrapalham o desempenho no trabalho e na vida pessoal da pessoa.

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