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As melhores 5 dicas para promover segurança e saúde no trabalho

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Segurança e saúde no trabalho são dois elementos fundamentais para promover aos seus funcionários. Se você quer ter uma empresa de sucesso, que produza com qualidade e produtividade, é preciso se atentar nesses dois elementos.

No Brasil, o tema exige mais visibilidade. Isso pois, apenas em 2022, 2.575 trabalhadores foram resgatados de trabalhos análogos a escravidão. No entanto, por mais que pareça distante de nossa realidade, segurança e saúde no trabalho é um tema que ainda precisa de muita atenção.

As formas de trabalho mudaram ao longo do tempo

O trabalho é uma fonte de sobrevivência humana há muito tempo. No entanto, suas formas se modificaram ao longo dos anos e a partir da conscientização do que poderia ser saudável ou não para o trabalhador, as jornadas e o tratamento dos funcionários foram se tornando melhor.

Entretanto, mesmo com toda a evolução, os trabalhadores ainda são flagrados em condições insustentáveis de trabalho. Um exemplo disso, é o surgimento da Síndrome de Burnout e sua grande ocorrência nos últimos anos.

Horas extras, demandas excessivas, acidentes recorrentes, chefes autoritários, condições de trabalho precárias e desvalorização do funcionário são alguns sinais de que a segurança e saúde precisam de transformação dentro da empresa.

5 elementos que as empresas devem estar atentas

Gerir uma empresa não é fácil, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Fazer a corporação crescer, ter qualidade e ainda visar o bem-estar dos colaboradores é uma tarefa que exige muita expertise e força de vontade.

No entanto, para promover a segurança e saúde no trabalho, as empresas devem:

1. Avaliar riscos no ambiente corporativo

É importante sempre avaliar os equipamentos utilizados e calcular os riscos caso acidentes de trabalho aconteçam. Ainda, manter a empresa regularizada com a vigilância sanitária e todas as obrigações legais é imprescindível.

2. Fornecer treinamento e capacitação adequada

Fornecendo treinamento e capacitação adequada para todos os funcionários diminui o risco de acidentes e ainda, garante que todo o trabalho, do início ao fim, seja feito com qualidade. Nesses casos, é interessante disponibilizar equipamentos de proteção para assegurar que a saúde de todos os funcionários estejam protegidas.

3. Oferecer benefícios médicos e de saúde emocional

Os riscos do trabalho são inúmeros, principalmente quando envolve mão de obra. Sendo assim, as empresas precisam se atentar a se responsabilizar pela saúde física e mental dos seus colaboradores. Convênios médicos e terapia online podem ser uma boa opção.

4. Entender o impacto do trabalho no psicológico do funcionário

O trabalho faz parte do nosso cotidiano. Inclusive, passamos a maior parte do nosso dia trabalhando. Isso, por sua vez, implica que, nosso estado emocional pode ficar desgastado com mais frequência. 

Além disso, quando é preciso bancar a família e a instabilidade financeira ocorre, o psicológico fica muito afetado, podendo ocasionar estresse e ansiedade no indivíduo. Por isso é necessário entender essas particularidades e fazer o possível para promover o bem-estar dos colaboradores.

5. Estabelecer uma comunicação aberta com os funcionários

Por último, mas não menos importante, é necessário estabelecer uma comunicação aberta com cada colaborador. É preciso fazer com que eles se sintam acolhidos e confortáveis para dizer quando acham que algo não está certo. Isso poderá evitar situações conflitantes e te colocar no caminho para a promoção da saúde e segurança para eles.

A importância de buscar promover saúde e segurança no trabalho

A saúde e segurança no trabalho é de extrema importância para as corporações e também para os colaboradores. Isso pois, possui um impacto direto no bem-estar físico, mental e emocional dos funcionários. Assegurando este elemento, produtividade e reputação da marca são preservados.

Quando as empresas não investem em promover saúde e segurança para seus trabalhadores, ela deixa de investir nela mesmo. Sendo assim, é preciso ter consciência de que uma organização não faz sucesso sozinha. Sem as pessoas certas e a colaboração dos funcionários, nada é possível.

Desenvolver esse nível de pensamento sem cobranças excessivas e com empatia faz com que o ambiente de trabalho seja mais leve. Os CEO’s, líderes e gestores precisam ter essa mentalidade. Cuidar dos funcionários e possibilitar um espaço tranquilo e saudável é cuidar do seu negócio.

Super dica!

Como vimos, além da saúde física, é necessário as empresas se preocuparem também com a saúde mental dos funcionários. Logo, para ajudar as organizações nessa jornada a Telavita criou o seu Programa de Saúde Emocional (PSE).

O programa avalia o estado mental dos colaboradores com técnicas especializadas da psicologia e consegue interpretar os dados dando para a organização um feedback inteligente de como agir diante do resultado, seja ele positivo ou negativo.

Dessa forma, caso índices altos de estresse, depressão e ansiedade sejam identificados, com a adesão do PSE, um catálogo de psicólogos é disponibilizado para que os funcionários possam ter acesso a terapia online. Interessante, não é mesmo?

Saiba mais sobre o Programa de Saúde Emocional

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