A depressão é uma doença gravíssima, tanto é que a Organização Mundial da Saúde (OMS) a considera como o “mal do século”. Logo, inevitavelmente, a questão passa a ser cada vez mais debatida pela sociedade e a melhor forma de identificá-la é sabendo os seus principais sintomas.
Apesar do anseio geral, o transtorno depressivo é um problema crônico e que não pode ser solucionado permanentemente. Entretanto, existe tratamento para tal, que diminui os efeitos dos sintomas da depressão e possibilita uma vida plena e sadia para a pessoa.
No entanto, são vários os indícios do aparecimento do transtorno, porém para o seu diagnóstico é importante apresentar alguns deles de forma frequente para ser considerado alguém que tem depressão.
Sintomas psicológicos da depressão
Contudo, os primeiros sintomas de depressão mais claros são aqueles de ordem mental. Dessa forma, a pessoa passa por algumas mudanças de comportamento e pode apresentar dificuldade em assimilar o que está acontecendo. Sendo assim, os principais sintomas de uma pessoa com depressão na área psicológica são.
Irritabilidade
O menor dos problemas pode desencadear irritação no indivíduo. Logo, percebe-se também ansiedade na realização das atividades e certa angústia com o que está ocorrendo. Logo, conflitos externos podem ser frequentes.
Incapacidade de sentir felicidade
Esse é um sinal complicado de notar. Entretanto, a pessoa acha que não consegue mais ser feliz ou alcançar o prazer com alguma coisa. É comum escutar frases mais negativas quando o assunto é abordado.
Pessimismo
Esse é um dos sintomas da depressão que é o mais característico. O pessimismo toma conta dos pensamentos da pessoa, além de serem frequentes as proposições de culpa própria pelo o que está acontecendo. Dessa forma, a baixa autoestima também é um aspecto presente nesse momento.
Desinteresse
É perceptível nessas ocasiões um desinteresse geral pelo o que está acontecendo ao seu redor. Sendo assim, o indivíduo perde o fascínio pelas atividades que lhe traziam gosto, o que pode refletir em certa apatia e falta de motivação.
Insegurança
Os sentimentos de medo e desespero tomam conta. Desta maneira, a doença não permite mais que a pessoa se sinta confortável com ela mesma, o que pode levar a sensação de desamparo e falta de segurança própria.
Dificuldade de concentração
O prejuízo ocorre nas mais variadas atividades e, por algum motivo que a pessoa não consegue explicar, ela não consegue se concentrar. No entanto, mesmo com esforço, é difícil. O raciocínio fica mais lento e o esquecimento se torna frequente.
Sensação de inutilidade
A dor da depressão também aparece na sensação de inutilidade que a pessoa possui. Além disso, geralmente ocorre uma interpretação distorcida e negativa da realidade. A ideia de fracasso em relação aos demais aparece.
LEIA MAIS: Causas da depressão: existem motivos?
Sintomas físicos da depressão
Os sintomas físicos da depressão estão presentes, porém raramente são associados com a doença. Por conta disso, é fundamental estar atento para o que está acontecendo no corpo, pois, pode ser o caso de depressão. Dessa forma, vamos conferir quais os sintomas de caráter físico:
Fraqueza
O primeiro dos sintomas da depressão pode ser a fraqueza do corpo. A manifestação ocorre, principalmente, nas pernas. Sendo assim, a sensação de incapacidade também está presente. Logo, a fadiga é resultado de um desânimo geral. Dessa forma, qualquer atividade já é capaz de deixar a pessoa cansada.
Alteração no apetite e peso
Isso pode acontecer em qualquer um dos sentidos. Dessa forma, a pessoa pode passar a ter mais ou menos apetite, o que colabora com a variação do peso. É importante estar atento para a mudança do padrão de alimentação.
Insônia
Um dos reflexos mais eminentes da doença é no sono. Por conta disso, o indivíduo possui mais dificuldade em adormecer e em permanecer em estado de sono. Também é comum nesses casos um despertar matinal precoce.
Diminuição do desempenho sexual
A depressão pode influenciar no comportamento sexual. Portanto, a pessoa passa a estar com menos vontade de sexo e, consequentemente, o desempenho fica prejudicado. Isso acontece pois há a diminuição da libido.
Dor no corpo
Pode até ser difícil de acreditar, mas a depressão causa dor no corpo. Todavia, saber disso é fundamental, porque possibilita que problemas físicos não justificados tenham uma resposta. Logo, dores no corpo podem representar um sinal de alerta para o transtorno.
Dor de cabeça
A depressão também pode causar fortes dores de cabeça e até mesmo enxaqueca. Todavia, isso acontece como efeito da somatização, em que o estresse acumulado é manifestado no corpo. Sendo assim, as dores podem acontecer como um reflexo dos sintomas emocionais.
LEIA MAIS: 7 dúvidas comuns sobre a depressão
A importância de identificar os sinais e procurar ajuda
Ao identificar os principais sintomas da depressão, é indicado que um profissional especializado seja acionado para o início de um tratamento qualificado. Ou seja, conhecer sobre os seus sinais é o primeiro passo para voltar ao normal.
A terapia é uma das mais importantes formas de tratamento. A Telavita pode te ajudar nessa luta. A plataforma online possui um leque de opções de profissionais capacitados e especializados. Agende uma consulta com um de nossos psicólogos e dê um passo para o início de seu tratamento.