Todo relacionamento passa pela intensa fase da paixão: vontade de ficar junto o tempo todo, beijos a todo o momento e promessas de que tudo sempre será assim. Mas, quando da paixão nasce um relacionamento, muitos casais sentem dificuldade em manter a chama acesa, afinal, a convivência pode ser desafiadora.
Seja namoro, noivado ou casamento, o respeito mútuo é vital. Porém, com a rotina, o tempo e as divergências, também chegam as brigas e discussões. É nesse momento que a terapia para casal pode ser a solução. O psicólogo de casal auxilia na comunicação entre os parceiros, para que as decisões, sonhos e objetivos de cada um, sejam devidamente colocadas em pauta e ouvidas. Um dos grandes obstáculos que a maioria dos casais enfrenta é a falta de consideração pela opinião e sonho do outro. Na psicoterapia de casal, os dois lados são ouvidos e ponderados conforme a situação e contexto que os parceiros se encontram a fim de que o aconselhamento seja o mais objetivo e sensível possível.
Se você percebe que seu namoro ou casamento precisa de ajuda profissional, aproveite para agendar sua consulta com um de nossos psicólogos e se beneficie com a facilidade e eficiência do atendimento online para casais.
Caso você esteja seja casado(a), confira mais sobre este tipo de atendimento clicando aqui.
O que é a Terapia para casal?
A psicoterapia para casal é um atendimento psicológico no qual o psicólogo trabalha com técnicas especializadas na promoção da interação entre os pacientes. Os terapeutas de casal visam a comunicação saudável, sem julgamentos, e sigilosa, que promove, além da interação, a compreensão mútua daquele casal de que os dois pontos de vista importam.
Para esse tipo de aconselhamento de casal, não é necessário que os parceiros morem juntos, basta estarem decididos a apostar no relacionamento e ouvir. Além disso, a psicologia de casal também ensina técnicas para tornar as decisões do casal mais fluídas e compatíveis, sem que discussões e brigas sejam a saída.
O foco do atendimento para casais é compreender que tudo pode ser resolvido com a comunicação, e que ela será sempre a principal ferramenta para resolver qualquer coisa. Afinal, se os parceiros decidiram procurar ajuda psicológica, é sinal de que ambos ainda acreditam e querem que tudo dê certo no relacionamento.
Saiba quando o seu relacionamento precisa de terapia!
Como funciona a Psicologia de casal?
É recomendado que as sessões ocorram, no mínimo, uma vez por semana. Todos os encontros precisam ser iniciados com disposição e empatia, para que além da conversa, também exista a reflexão das possíveis das brigas ou ações que desagradam ambos.
Alguns psicólogos de casal optam por realizar a primeira sessão individualmente, assim, o profissional conhece melhor cada uma das partes envolvidas. Isso porque alguns comportamentos no discurso de uma pessoa pode justificar a crise do casal. Esse é o momento para se soltar e contar tudo o que realmente machuca e incomoda. Lembre-se de que o atendimento é totalmente sigiloso e nada do que você disser será exposto ao parceiro de forma direta caso você não queira.
Quais os motivos para a busca da orientação psicológica de casais?
Existem diversos motivos que levam duas pessoas em um relacionamento decidirem procurar por um psicólogo para casal.
Entenda melhor o que leva ao casal buscar um psicólogo:
-
- desinteresse afetivo;
-
- brigas constantes;
-
- ofensas verbais;
-
- desinteresse sexual;
-
- descontentamento com o relacionamento;
-
- falta de admiração ou vontade de estar em companhia;
-
- incompatibilidade de valores, planos ou metas;
-
- agressividade;
-
- excesso de ciúmes;
-
- dificuldade de entendimento e comunicação;
-
- dificuldades financeiras;
- brigas ou desentendimentos com a família oposta.
Buscar auxílio em seu relacionamento não é sinal de fraqueza, mas sim de vontade de promover dias e momentos saudáveis que tragam importantes reflexões não só do comportamento do parceiro, mas também do seu.