Será que é impossível encontrar uma equipe de sucesso para trabalhar junto? Um time capaz de atuar em harmonia para alcançar os objetivos? Qualquer gestor e funcionários sonham com um time em que o trabalho em equipe seja prioridade. Apesar de desafiador, construir isso é extremamente possível.
Contudo, saber trabalhar em equipe parece algo simples, porém nem todos compreendem a definição da colaboração conjunta. Nesse sentido, não se trata de falar sobre liderança no trabalho, mas como atuar em sintonia.
5 técnicas para incentivar o trabalho em equipe
O conceito de trabalho em equipe pode ser compreendido pela essência da colaboração mútua e integrada de pessoas diferentes com o fim de atingir os objetivos em comum.
Aliás, aprender a lidar com os demais é uma característica essencial no mercado de trabalho atual. Por conta disso, é importante conhecer algumas dicas que facilitam o trabalho em grupo.
Confira abaixo algumas práticas e exemplos para incentivar o trabalho em equipe.
1. Estabeleça regras e metas claras
Organização e planejamento são fundamentais no trabalho de equipe. Somente assim, as pessoas poderão estar alinhadas sobre o que devem fazer e como executar suas tarefas.As regras são necessárias para limitar a atuação de cada profissional e também para estipular como os objetivos serão realizados.
Não é necessário criar um “manual de regras”, mas listar alguns tópicos de bons costumes é interessante para manter a convivência. Por exemplo: todos devem estar presentes nas reuniões, esperar o próximo terminar de falar para comentar algo e respeitar o horário fora do expediente (a menos que seja uma emergência).
2. Saiba escutar e se comunicar
A boa colaboração no trabalho somente acontece quando as pessoas conseguem se comunicar de maneira eficaz e respeitosa. Para tal, é necessário prestar atenção quando os demais estão falando e transparecer de forma clara as suas ideias.
Escutar a opinião do próximo é um exercício para o melhor aproveitamento das atividades em grupo. Somente com um ambiente cortês é que o trabalho consegue ser desenvolvido da melhor forma possível.
3. Dê feedbacks
O trabalho em equipe é algo dinâmico e, por isso, é fundamental que durante a comunicação entre as pessoas seja possível realizar feedback construtivos no decorrer do projeto. Isso possibilita um maior elo entre os indivíduos, além de potencializar o crescimento pessoal dos envolvidos.
O feedback é uma ferramenta que permite a autorreflexão e o amadurecimento de questões do trabalho. Dessa forma, é importante ouvir ativamente as preocupações e críticas em relação à atividade desenvolvida. Assim, a pessoa compreenderá as falhas e como melhorar no ambiente corporativo.
Além disso, vale ressaltar a postura construtiva. Ou seja, o feedback deve ser realizado visando o aprimoramento da pessoa e não somente apontando partes insatisfatórias. É um exercício em conjunto e que permite a equipe prosperar.
4. Saiba delegar funções
Esse talvez seja um dos quesitos mais importantes e difíceis de ser realizado num grupo de trabalho. Isso acontece pois na equipe existem pessoas diferentes e que pensam de maneiras diferentes, e isso é bom, embora desafiador.
Portanto, é necessário saber quais são as habilidades de cada um dos indivíduos para a tarefa, assim é possível aproveitar a pluralidade de especializações e alcançar o objetivo de forma mais criativa e surpreendente.
Delegar funções, então, passa por descobrir o potencial de cada pessoa dentro do grupo e aproveitar as subjetividades da melhor maneira possível. Uma vez tendo compreendido isso, será fácil visualizar o que cada um deverá fazer para todos alcançarem a meta estipulada.
5. Tome decisões importantes em conjunto
A realização de um trabalho em equipe também conta com momentos de decisão. E, apesar da delegação de tarefas, é importante que as decisões sejam tomadas pelo grupo responsável por cada projeto.
Tal conduta permite que todos estejam incluídos e a par das grandes definições que ocorrem. Além disso, a integração dos membros permite maior diversidade ao tomar alguma decisão é válida diferentes pontos de vista sob o tema.
Saúde emocional x trabalho em equipe
Um dos obstáculos mais frequentes para o sucesso do trabalho em equipe é a falta de assertividade e estresse dos colegas para lidar com algumas situações. No entanto, promover a saúde mental para os funcionários auxilia inevitavelmente no clima organizacional e no sucesso dos times empresariais.
Um estudo realizado pela Oracle indicou que 84% dos colaboradores brasileiros que responderam à pesquisa consideram que as empresas precisam melhorar suas ações de política mental.
Dessa forma, é uma aposta certeira. 67% das empresas já aderiram aos serviços de programa de saúde emocional e com isso, seus resultados positivos aumentam. Uma das consequências, é a maior efetividade do trabalho em equipe. Os benefícios são inúmeros, e você pode conhecer mais com a gente.