O que significa e como funciona?

A Orientação Psicólogica Online é uma modalidade de atendimento psicológico, regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia e considerada uma orientação breve mediada por computador, tablet ou smartphone. Seu objetivo é auxiliar o cliente na resolução de questões pontuais como término de relacionamento, timidez, ansiedade, depressão, conflitos emocionais, solidão, medos, entre outros.

A orientação psicológica é efetuada por um psicólogo registrado e autorizado pelo Conselho Federal de Psicologia. Os atendimentos são realizados através da sala virtual criptografada disponibilizada pela TelaVita. Para mais informações clique aqui

Orientação Psicólogica Online é uma modalidade de atendimento psicológico, considerada uma orientação breve mediada por computador, tablet ou smartphone

A orientação psicológica online é eficaz como consultas psicológicas presenciais?

Em um estudo realizado por Susan Day e Paul Schneider (2002) constatou-se a eficácia do atendimento online na Psicologia. Após cinco sessões - em uma amostra de 80 pessoas divididas entre o aconselhamento através de vídeo e as consultas presenciais -, os resultados das reuniões e a satisfação geral dos pacientes foram avaliados. A única diferença significativa identificada foi a favor do aconselhamento online, uma vez que as notas mais altas foram relatadas na avaliação quando se trata do nível de envolvimento, confiança, espontaneidade e desinibição dos pacientes. Concluiu-se também que não houve nenhuma diferença em relação a eficicácia do atendimento psicológico online.

— Journal of Counseling Psychology, 2002

É seguro fazer consultas com psicólogos online?

A consulta por videochat é considerada a forma mais próxima à consulta presencial. Na sala virtual, você e seu psicólogo podem ter uma experiência rica e completa com áudio, vídeo e texto.

A tecnologia usada na sala virtual TelaVita conta com o mais alto padrão de segurança, garantindo sigilo e confidencialidade para sua consulta.

Garantimos uma experiência de Psicologia online satisfatória para que você e seu psicólogo possam se focar no que é mais importante: sua saúde.

A Orientação Psicólogica Online na TelaVita é realizada através de uma tecnologia com o mais alto padrão de segurança, garantino sigilo e confidencialidade para sua consulta

A consulta por vídeo, no tratamento de depressão e ansiedade, provou ser tão eficaz quanto a terapia convencional presencial.

A Universidade de Zurique realizou uma pesquisa com 62 pacientes divididos em dois grupos. O primeiro grupo realizou as consultas online (Psicologia online), o segundo a terapia convencional presencial. Os resultados mostraram que o estado depressivo inicial foi atenuado em 53% dos pacientes no grupo com consultas online e em 50% do grupo com terapia convencional. Três meses depois, 57% dos pacientes online não apresentavam sintomas depressivos, comparados a 42% da terapia convencional.

— Journal of Counseling Psychology, 2002

Quem são os psicólogos da TelaVita?

Todos nossos psicólogos passaram por um processo de seleção e treinamento rigoroso, garantindo assim a competência e preparo para o atendimento online. Eles são credenciados e seguem o Código de Ética estabelecido pelo Conselho Federal de Psicologia. Alguns dos princípios fundamentais são:

O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito, na dignidade, na igualdade e na integridade do ser humano.

O psicólogo atuará com responsabilidade e contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento.

Para garantir a melhor qualidade em nossos serviços, todos os psicólogos passam por um processo de seleção e treinamento, afim de oferecer a melhor orientação psicológica

O atendimento psicológico online é eficaz nos tratamentos de depressão?

O programa SilverCloud Space From Depression, mostrou que o tratamento psicológico online tem melhores resultados que o presencial quando se trata de depressão. Os pacientes que participaram do estudo apontaram como maiores benefícios: fácil acesso às consultas, menores gastos e maior facilidade de superar barreiras psicológicas presentes no atendimento presencial.

— Behaviour Research and Therapy, 2015.

Tem mais alguma dúvida? Veja as perguntas frequentes